quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pilates e o surfe

É cada vez maior o número de surfistas que recorrem ao Pilates para tratar dores na coluna, trabalhar o equilíbrio e a flexibilidade. A técnica permite ainda o fortalecimento da coluna, dos braços e das pernas.
Para cada modalidade existe um treinamento físico, técnico e tático adequado e muitos surfistas já estão se adaptando à esta técnica
Um estatística mostra que cerca de 100 surfistas, 30 sofrem de dores na coluna cervical e lombar. A remada exige que o praticante desse esporte mantenha-se por muito tempo em uma posição contraindo a região lombar, causando dor.
O surf é um esporte onde a coluna é muito exigida, devido às manobras que prejudicam a biomecânica da coluna vertebral.
Os desvios na coluna acarretam dores e limitações em nosso corpo. Alterações no alinhamento da coluna são consideradas posturas viciosas e aparecem junto a movimentos cotidianos como sentar, deitar, agachar, dirigir, surfar.
A maior parte dos desvios ocorre na região lombar, base da coluna que tem maior mobilidade e suporta maior peso. A reeducação postural associada à atividade física regular torna-se importante para a prevenção e correção dessas alterações. Uma questão que requer força de vontade. Uma boa postura é fundamental para o desempenho das funções diárias e na prática de esporte, além de prevenir problemas músculo-esqueléticos. As dores lombares é uma das queixas mais comuns entre os surfistas. As príncipais causas apontadas são a posição durante a remada, manobras explosivas com repetidas rotações e compressão da coluna e o “joelinho”. A maneira mais indicada de se prevenir desvios na coluna é a prática de atividades físicas (como Pilates), com exercícios que fortaleçam as musculaturas abdominais, espinhais, glúteos e pélvicos trocanterianos. Assim, é possível evitar encurtamentos musculares e lesões, melhorando o rendimento esportivo. Vale dizer que estas orientações devem ser feitas com a ajuda de um profissional da área, seja um fisioterapeuta ou educador físico.
Além de tratar e prevenir dores na coluna, o pilates também trabalha o equilíbrio e a resistência dos praticantes.
O programa de Pilates para surfistas pode ser desenvolvido por duas etapas. Na primeira, são indicadas séries de alongamento e relaxamento. Em seguida, o surfista realiza exercícios compensatórios para re-equilibrar os grupos musculares do corpo. Isso acontece quando uma atividade desenvolve bastante uma parte do corpo e não faz o contraponto, em outra parte. Por trabalhar o corpo de forma global e tonificar a musculatura mais profunda, que sustenta as articulações, o Pilates consegue preencher essas lacunas.
Na segunda etapa da aula, são realizadas atividades que visam ao fortalecimento da coluna, braços e pernas, além da variação de 50 exercícios focados na postura.
Experimente complementar o seu surf com exercícios abdominais integrados com alongamento, e exercícios de extensão do tronco integrados com a respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário